CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEBATEU SOBRE DROGAS EM JORNADA PEDAGÓGICA

Além de cuidar da disciplina os professores ainda terão que enfrentar mais esse desafio que é orientar os alunos a não cair no mundo das drogas.
Nesta terça – feira, 09, durante a Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação do município, além dos professores discutirem sobre as temáticas a serem implantadas na educação em 2010 no município, um tema bastante preocupante também foi debatido. As drogas. Além do desafio de educar, os professores enfrentam há muito tempo o ingresso das drogas nas escolas. O Pedagogo e Policial Militar Tiago Bottino, que realiza um trabalho de conscientização com alunos em varias escolas, foi convidado para falar sobre o assunto. Segundo Tiago, as drogas acabam não só com os usuários, mas também com toda a família. Ele citou exemplos de pessoas que tiram coisas de dentro de casa para trocar por drogas. “Existem aqui em nossa sociedade pessoas que são viciadas e que trocam o que tem dentro de casa por drogas”, disse Bottino.

O problema das drogas é em todo país e a cada dia vem aumentando o número de usuários. Segundo Bottino, existe traficante em todas as ruas. “Não quero aqui alarmar e causar algum pânico, mas em sua rua poderá existir dois ou três traficantes. A onda é quem consomir crack se tornar um pequeno traficante, pois usuário se vender 5 pedras ganha uma”, explicou ele.

Além de cuidar da disciplina os professores ainda terão que enfrentar mais esse desafio que é orientar os alunos a não cair no mundo das drogas. Para uma professora que estava participando da Jornada Pedagógica, é um problema muito grave e de cunho social. Segundo ela que ensinava numa escola localizada na Vila Riachão que até um certo tempo era referência de incidência de tráfico de drogas, o problema é social. “Na minha opinião é um problema social. Pois a partir do momento que a família for mais assistida se a mãe ficar em casa cuidando dos filhos enquanto o marido trabalha acho que a situação mudaria sem falar em outros fatores com a espiritualidade que acho muito importante. Existem situações em que os pais saem para trabalhar e deixam seus filhos em casa, sem nenhuma proteção. Com isso acabam seguindo maus exemplos, indo para caminhos tortuosos e as drogas é um deles”, disse ela.

Drogas nas escolas é um problema grave e que necessita de atenção te todos. Recentemente o governo do estado lançou uma campanha publicitária falando da gravidade das drogas e destacou o “crack” que está se alastrando de forma violenta na sociedade. De certa forma está certa a preocupação. Mas por outro lado, existe o grande problema: a educação que está às mínguas, ou seja, nas escolas, além o modelo quantitativo adotado direcionam uma responsabilidade sobre os professores que além de não serem valorizados, têm que enfrentar mais esse desafio. Já bastam as várias turmas - temos testemunho de 13 por professor - para ter um salário descente. Segundo a professora citada acima, se houvesse uma valorização do professor, reduzindo o número de turmas, com isso atenção e a qualidade de ensino seria bem melhor e consequentemente teria mais aproveitamento. Mas diante de tantas dificuldades, falta de valorização, excesso de turmas e agora as drogas. No futuro será que teremos professores suficientes para ensinar? Segundo uma reportagem da Revista Veja – Edição 2151 - 10 de Fevereiro, pág. 87 “Prestigio zero” uma pesquisa conduzida pela Fundação Carlos Chagas, divulga um dado preocupante, apenas 2% dos estudantes brasileiros pretendem seguir o magistério. Segundo a reportagem averiguada pela pesquisa, o maior problema é a falta de valorização desse profissional que desestimula o ingresso no setor. Na reportagem cita ainda exemplos como a Coréia do Sul e a Finlândia como exemplos de países que encontraram saída para conduzir os alunos mais destacados para as faculdades de pedagogia. O salário é um dos incentivos. A outra forma é o reconhecimento intelectual durante a carreira e delegação de responsabilidades dentro da escola. Valorizar os educadores já seria um passo adiante para uma sociedade melhor. Pois é na escola que aprendemos a dar nossos “primeiros passos” rumo ao conhecimento. E conhecimento adquirido com qualidade é certeza de futuro melhor para todos.

Durante a palestra os professores puderam conhecer e manusear drogas comuns aos jovens como Cocaína, Maconha e Crack. Tiago Bottino é Policial Militar e Pedagogo pela UESB e coordena O PREVE - Programa de Prevenção às Drogas e a violência nas escolas.

Veja algumas fotos do 2º dia da Jornada Pedagógica que está sendo realizada no Colégio Noralice Gusmão até o dia 12.



Gilson Vasconcelos - Itapetinga News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK