CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DE UM POLICIAL MILITAR

PARA UM POLICIAL O MOMENTO MAIS RECOMPENSADOR É QUANDO, APÓS FAZER ALGUMA GENTILIZA A UM CIDADÃO, ELE SENTE O CALOROSO APERTO DE MÃO, OLHA NOS OLHOS CHEIOS DE GRATIDÃO E OUVE "OBRIGADO, QUE DEUS TE ABENÇÕE."
Policiais são humanos (acredite se quiser!), como o resto de nós. Eles vêm em ambos os gêneros, mas, na maioria das vezes, são do sexo masculino. Eles também vêm em vários tamanhos. Na realidade, depende, se você estiver à procura de um deles ou tentando esconder algo. Quase sempre, no entanto, eles são grandes.
Encontram-se policiais em todos os lugares: na terra, no mar, no ar, a cavalo, em viaturas e até na sua cabeça. Independentemente do fato de "nunca se encontrar nenhum quando se quer um", eles geralmente estão por perto quando mais se precisa deles. A melhor maneira de conseguir um é geralmente por telefone, mas a melhor coisa é saber que estão nas ruas para que possamos ter segurança dentro de casa.
Policiais dão palestras, fazem partos e entregam más notícias. Se exige que eles tenham a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço — muitas vezes, são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal. O policial é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando por que, ó Deus, foi escolher este injusto trabalho.
Na TV, o policial é um idiota que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, se espera dele que encontre um menininho "mais ou menos desta altura" numa multidão de quinhentas mil pessoas. Na ficção, ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas: "Eu sei quem foi". Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é "Eu não vi absolutamente nada".
Quando ele dá uma ordem dura, é grosso. Se ele lhe soltar uma palavra gentil, é uma mocinha. Para as crianças, ele é às vezes um amigo, noutras um monstro, dependendo da opinião que têm seus pais à respeito da polícia. Ele vira a noite, dobra escalas, e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer "Êpa, este fim de semana é carnaval, estou à toa, vamos à praia". Esta é a época do ano em que eles trabalham quase vinte horas por dia.
Quando um policial é bom, ele "é pago para isso". Quando comete um erro, "ele é um corrupto, e isso vale para todos os outros da raça dele". Quando ele atira num assaltante, ele é um herói, exceto quando o assaltante é "apenas um garoto e qualquer um podia ver". Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, ele é um ladrão. Se for um carro popular, "quem ele pensa que está enganando?".
O crédito dele é bom, o que ajuda bastante, porque o salário não é. Policiais educam muitos filhos, muitas vezes os filhos dos outros, até melhor do que os seus próprios, pois passam a maior parte do tempo longe de suas famílias e resolvendo os conflitos alheios. Um policial vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que uma pessoa comum.
Como os carteiros, os policiais têm que estar trabalhando, independentemente das condições do tempo. Seu uniforme muda de acordo com o clima, mas sua maneira de ver a vida permanece a mesma; na maioria das vezes, é entristecida, mas, no fundo, esperando e lutando por um mundo melhor. Policiais gostam de folgas, férias e café. Eles não gostam de buzinas, brigas familiares e, principalmente, autores de cartas anônimas. Eles não têm sindicatos e não lhes é lícito fazer greves, mesmo com a falta de equipamento, treinamento, condições de trabalho e os parcos salários que ganham.
Têm que ser imparciais, educados, e sempre devem lembrar do slogan "a seu serviço". Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo lhe lembra "Eu pago impostos, portanto pago seu salário". Policiais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios e trocar tiros com bandidos (de vez em quando, sua viúva é quem recebe o elogio!). Mas, algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após fazer alguma gentileza a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve "Obrigado, e Deus te abençoe".
Fotos: Ilustrativa de Policiais Militares de Itapetinga

8 comentários:

  1. Muito emocionante o texto parabéns, é muito interessante que saibam disso!!!!!!
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. Bottino,meu caro colega e irmão,vc foi completo em suas palavras,não havendo nada o que acrescentar,fico feliz em ter uma pessoa tão inteligente,intelectual e ao mesmo tempo operacional como vocÊ,um abraço guerreiro.

    ResponderExcluir
  3. Quero voltar a Confiar...

    Fui criado com princípios morais comuns: quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade…
    Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que Meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos.
    Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, Filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças.
    O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho.
    Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a esperança, a alegria, a confiança!Abaixo o “TER”, viva o “SER” E definitivamente bela, como cada amanhecer. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como o céu de primavera, leve como a brisa da manhã! Quero ter de volta o meu mundo simples e comum.
    Vamos voltar a ser “gente” Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe começando a encaminhar ou transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!

    ResponderExcluir
  4. Essa crônica foi direta e ampla e bastante abrangente.
    Só vou tentar só dizer no popular algo há mais a população cobra uma policia perfeita, uma policia integra, uma policia melimetricamente correta, eu tenho uma coisa a dizer para a população não sou policial porém admito para que nós da comunidade tenhamos policia perfeita, primeiro temos que ser uma comunidade perfeita, as vezes cobramos demais da policia e não fazemos nossa parte, as vezes queremos uma policia cidadã mas não agimos como tal.
    Más tenho esperança que vamos chegar lá desde já deixo meu abraços tanto a comunidade quanto a POLICIA MILITAR em especial 8 cipm

    Márcio Feitosa

    ResponderExcluir
  5. Sua crônica com certeza ficou bastante ampla e abrangente, muito bem colocadas as palavras.
    Só gostaria de fazer um pequeno comentario.A Comunidade cobra uma policia perfeita, uma policia sem defeitos, uma policia cidadã, uma policia totalmente preparada. Infelizmente meus amigos tenho que dizer uma coisa para se ter uma policia com todos esses adjetivos, parase ter uma policia perfeita temos que sermos ou aprendermos ser uma comunidade perfeita, temos que aprender a ser uma counidade que facilite para que isso possa acontecer, as vezes cobramos demais da policia e nós da comunidade não fazemos nada para melhorar.
    Desde já deixo um abraço para COUNIDADE ITAPETINGUENSE E UM ABRAÇO PARA OS POLICIAIS DA 8 CIPM

    ResponderExcluir
  6. Bela e verdadeira crônica! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Bela matéria velho, vlw msm é bom que a comunidade medite muito sobre esse tema, pois somos muito cobrado, muita as vzs com serviço que não é da nossa obrigaçao pois quem deveria realizar se nega a fzr.
    E msm assim não nos compreendem, e o mais triste é que acontece dentro da propria organização policial.
    Mas tenho Fé em Deus que um dia isso vai mudar, e seremos reconhecidos como devemos ser.

    ResponderExcluir
  8. é fácil cobrar, mandar, criticar, difícil e sentir na pele o que o outro está passando, a população, sociedade, comunidade apenas sabe cobrar, execrar policiais militares pelos erros de alguns, são corruptos, ladrões,torturam, roubam, matam. alguns com raridade fazem elogios; não sabem o que o policial passa nas ruas, onde falta tudo, o policial militar trabalha com armas velhas, enferrujadas, coletes vencidos , viaturas caindo os pedaços sem condições nenhuma de trabalho, falta tudo: reconhecimento, valorização,dignidade; o que sobra é policiais frustados, decepecionados, desmotivados, desvolarizados, perseguidos, humilhados, tratados como cachorros. e só sabem cobrar, criticar! bom seria que cada cidadão sentisse na pele e observasse o que os policias passam no dia a dia! e assim pensariam duas vezes antes de criticar! a policia é assim perto incomoda, longe faz falta! policial é um ser humano normal com erros e virtudes, quem não erra na vida? mas só sobra para a polícia as críicas, quantas vidas são salvas! sem os policiais não terem nenhum treinamento de salvamento e primeiro socorros! reciclagem há! é raríssimo! policiais qualificados, com nível superior, que se preparam, fazem cursos, com recursos do próprio bolso estão deixados de lado, são tratados como insignificantes! isto é valorizar! onde os governantes não estão nem aí para a segurança pública, mandar fazer vaquinhas para comprar viaturas! sóbra para quem? policía militar que têm que fazer tudo, e não têm direito a lutar pelos seus direitos! massa de manobra, bonecos de fantoche! é assim politíca de pão e circo! 187 anos de humilhação, perseguição, críticas, decepção! desmotivação! cobrar é fácil, quero ver ajudar!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK